sexta-feira, 6 de julho de 2012

SARA PÉREZ BELLO


SARA PÉREZ BELLO

Estudei na Escola Universitária de Formação de Professores de Vigo e especializei-me em Pedagogia Terapeutica na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Desde muito jovem, me interessaram as artes plásticas e, de uma maneira especial, a pintura. Começo a minha carreira artística participando em exposições colectivas no colégio. Será mais tarde, como estudante da Universidade Pontifícia de Salamanca que a minha inquietação se materializa ao poder participar com outros artistas, estudantes da mesma Universidade, em exposições colectivas. Isto estimula-me a descobrir novos horizontes nas artes plásticas de maneira autodidacta. Anos depois, como docente de alunos com necessidade educativas especiais, ponho em prática as minhas descobertas e conhecimentos. Utilizo as cores, as texturas, o desenho, as composições… para realizar com eles um trabalho terapêutico que os ajude a aprender, a relaxar, a motivar e a criar… para assim melhorar a sua aprendizagem em general.
Continuei a formar-me através de cursos e workshops em várias disciplinas de fotografia, desenho, colagem… Também ensinei oficinas de pinturas em centros escolares a crianças de Educação Infantil e Educação Primária. Ilustrei dois contos, “A tartaruga Teimuda” e “Teimuda volve ó cole”. Também desenhei uma caixa de bombons para loja de chocolates de Vigo.
Do meu trabalho o impressionante é o tratamento das cores, submergindo-os a uma fusão naïf e fauvista, cujo fruto não deixa o observador indiferente. A paleta de cores abunda com força nas minhas telas: desenho, forma, linhas conceptuais e cromáticas formam um mundo particular cheio de nuances e novas perspectivas. Crio as minhas próprias cores, partindo dos básicos e diferentes pigmentos.
Exploro, interpreto e plasmo as sensações, sentimentos e vivências com uma força plástica natural e espontânea. No meu trabalho tento transportar o espectador a um mundo de fantasia onde a cor e a forma se unem para deleite de todos.

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS:
Walking Gallery (2012)
Casa da cultura de Cangas (2009)
Sala Renfe en Vigo (2005)
Sala Renfe en Vigo (2003)

EXPOSIÇÕES INDIVIDUALES:
Sala Capitanía de Baiona (2012)
Casa do Livro de Vigo ( 2012)
Deputação de Pontevedra sede Vigo ( 2011)
Sala Belo-Art Vigo (2010)
Sala Antonio Rosales en Vigo ( 2007)
Sala Lembranza en Carballiño ( 2005)

PRÓXIMOS PROJECTOS:
Sala Tradicións Bueu (colectiva 2012)
Galeria Vigo Art Proyect (individual 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário